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  • Carlos André Inácio

W.A. Dwiggins: Type Designer

Atualizado: 16 de out. de 2020


A partir de 1929 William Addison Dwiggins estabelece conexões com a Mergenthaler Linotype Company, onde projeta fontes importantes.

W. A. Dwiggins desenhando tipos, por volta de 1941. Foto por Robert Yarnall Richie. Acervo do Letterform Archive.

Uma observação presente eu seu livro, Layout in Advertising resultou no seu primeiro tipo, Metroblack, uma letra uniforme sem serifa que apareceu em 1929. Esse foi o primeiro de um total de dezoito tipos que Dwiggins levou a vários estágios de conclusão, cinco dos quais foram lançados para comercialização e cinco utilizados experimentalmente. O conjunto é formado por: Metrolite + Metroblack (1930), Metrothin + Metromedium (1931), Metrolite N˚2 + Metroblack N˚2 (1932), Metrolite N˚2 Italic + Lining Metrothin + Lining Metromedium (1935), Metromedium N˚2 Italic + Metroblack N˚2 Italic (1937), Metrolight N˚4 Italic + Metrothin N˚4 Italic.

Electra, um "design que não foi baseado em nenhum modelo tradicional" foi lançado em 1935, seguido por nove pequenos florões em 1936. A família é composta por Electra + Electra Oblique (italic) (1935), Electra Bold + Italic, Electra Cursive + Italic (1944).


Amostra da Electra, em seu formato original de metal. Linotype, 1935. Foto: Letterform Archive.

Caledonia (1938-40), um dos tipos mais populares no design de livros. Originalmente inspirada pela tipografia escocesa, Dwiggins explicou: "Um projeto moderno e individual, sem objetivos renascentistas."



O conjunto de vinte e nove unidades decorativas chamado Caravan foi lançado em 1941.


Eldorado, de 1953, refletia um pouco do sabor da tradição tipográfica espanhola.


Eldorado foi finalizada em 1945, mas não foi lançada até 1953. Foto: Letterform Archive.

Dwiggins terminou seu trabalho em Falcon, sua quinta e última fonte publicada, em 1944, mas só foi lançada oficialmente em 1962, seis anos após sua morte.



Durante a Segunda Guerra Mundial, a Linotype Company, embora incapaz de trazer novas fontes, estava muito disposta a fazer com que Dwiggins continuasse com experimentos em design de tipos. Cinco famílias piloto foram completadas no tamanho de 12 pontos, e podiam ser usadas experimentalmente em livros. São elas:


Stuyvesant, (1949), inspirada em uma forma de 1750 do Holandês J.F. Rosart, é marcada pelo seu belo formato itálico.


Charter (1937-42), utilizada em apenas um livro, nunca lançada oficialmente e considerada por WAD um tipo de script especial;


Charter caixa baixa e iniciais decoradas com capitulares da Electra. Foto: Letterform Archive.

Arcadia, segundo WAD “diferente de tudo que estava no mercado;




Tippecanoe, um tipo de pena de aço flexível, parecida com Bodoni;


Dwiggins começou a trabalhar na Tippecanoe em 1942 e Linotype fez um teste, mas nunca foi lançada comercialmente. Foto: Letterform Archive.

e Winchester, um romano antigo com uma versão uncial.

Além disso, há três experimentos em alfabetos gregos;


um Newsface extremamente legível em 7 pontos;


e Alexandria, a última fonte em que trabalhou, foi uma experiência "para ver o que aconteceria se as formas romanas fossem escritas no estilo grego de modelagem".


Hingham (Designed 1937-43, cut in 7 pt. (Não foi lançada oficialmente)

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